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30.03.2016 Eventos

JADER ALMEIDA: Design & Architecture

Há exatos 12 anos surgia no mercado brasileiro de alta marcenaria, a marca Sollos; que no início se apresentou de maneira tímida, mas chamando a atenção dos mais atentos, para o seu desenho elegante, foco industrial e determinação comercial. 

Jader Almeida à esquerda e Cláudio Frank, diretor da Sollos

O arquiteto e designer catarinense Jader Almeida é o responsável pelo DNA da marca desde sempre, imprimindo um tom uníssono em seus produtos, facilmente identificado em todas as peças e objetos.Todas as peças formam uma família forte e integrada. Os produtos conversam naturalmente uns com os outros, mas não apenas entre si: eles também são perfeitamente integrados aos demais objetos ao seu redor.

Os produtos com a marca SOLLOS.Jader Almeida carregam atributos de valores duráveis, sem frivolidades estéticas. Suportam naturalmente a passagem do tempo, fazendo com que a relevância de hoje seja garantida também amanhã. Cultivam o equilíbrio entre passado, presente e prelúdios de futuro. Esses são alguns pensamentos que compõem a bem-sucedida receita de design da marca, que tem atingido as pessoas e gerado boas memórias afetivas.

 

Atributos como traço leve e livre de adornos – típicos da nova estética criada pelos arquitetos do movimento moderno de meados do Século XX – são rapidamente percebidos nos produtos da marca, conseguindo dialogar com produtos de outros designers, dessa mesma corrente estética, como Álvaro Siza, entre outros.

Essa abordagem, muitas vezes, resulta em móveis minimalistas, essenciais, ricos em detalhes e visualmente atraentes de todos os ângulos.

A marca é notoriamente conhecida por prezar pela qualidade e pela honestidade dos materiais; compactuam com a idéia de que a combinação entre eles lança um novo olhar e gera novas interpretações para os objetos.

A madeira é recorrente na produção de seus móveis, um material orgânico, vivo, que proporciona sensações agradáveis na dimensão tátil. Este material, presente em nosso inconsciente coletivo, é tradicional no mobiliário brasileiro. Essa obsessão saudável, permitiu à Sollos, desenvolver formas altamente complexas, muitas vezes associadas ao plástico injetado.

A Marca acredita que, para usar um material de forma sofisticada, deve-se estudar suas possibilidades e limitações. Essa é uma premissa seguida à risca pela Sollos, resultando em belas e instigantes formas, alçadas em geral, à categoria de obras de arte.

Assim como trabalham de forma magistral com a madeira, desenvolvem verdadeiras jóias em metal, através de luminárias e acessórios de decoração, universalmente conhecidas e desejadas.

Jader Almeida acredita que os detalhes fazem a diferença em seus produtos. Segundo ele, a forma geral cria uma atração, a princípio, mas os detalhes é que motivam uma relação mais profunda e prazerosa e fazem com que o produto alcance o status de atemporal, para atender as futuras gerações.

“Não compactuamos com modas efêmeras, adicionamos aos nossos produtos atributos que os fazem candidatos a futuros clássicos do design”.

 COLEÇÃO 2016

Para apresentar a primeira exposição do ano, a marca escolheu novamente o antigo prédio na Avenida das Nações Unidas, número 345, em São Paulo. A ampla área de mais de 2.500 m2 possibilitou interpretar as mais variadas cenas do cotidiano.

Todo o projeto e a curadoria foram assinados por Jader Almeida, designer e arquiteto. Os ambientes característicos da linguagem do escritório foram concebidos para serem calmos, elegantes e fluídos. A arquitetura foi pensada como um invólucro, e não apresentou ostentação ou excessos. A própria construção era a decoração.

Jader relatou que cada ambiente foi pensado de maneira a gerar interpretações, onde havia um começo, e cujo final podia ser reformulado ou interpretado pelos atores. Os atores, nesse caso, eram as pessoas que usaram os produtos que deram a tônica do projeto.

Fotos da coleção 2016:

 

 Toda a concepção do espaço foi baseada na conexão e na interligação. Os ambientes eram amplos e concebidos de modo a dar a perspectiva de como os produtos poderiam ser utilizados.

Grandes vãos, aberturas e corredores davam profundidade e diferentes perspectivas aos espaços e aos produtos.

Para 2016, além de novos produtos, acabamentos foram adicionados ao portfólio da Sollos. Agora, também estão presentes o latão oxidado, o banho de ônix em componentes menores, os tecidos e a técnica de carbonização em madeira para pequenas superfícies de madeira maciça.

 
 

Isso tudo garante o equilíbrio, continuidade e atemporalidade dos produtos da marca.

À esquerda a arquiteta Lara Regadas,Cláudio Frank (Sollos) e Fátima Lima.

 O Espaço Fátima Lima, esteve presente no evento da marca. Em breve no novo showroom da loja, clientes e arquitetos poderão conferir de perto os lançamentos.

 

 

 

 

 

 

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